Livros


No livro Lanche Saudável na Escola, os pais recebem orientações sobre como manter uma alimentação saudável e sobre como interpretar as informações dos rótulos dos alimentos. Apresento, de forma prática e atrativa, exemplos de lanches saudáveis, montados por mim, com os cálculos nutricionais para os pais que necessitem dessas informações. Em seguida, apresento 23 receitas culinárias, incluindo lanches e momentos festivos na escola, com o intuito de oferecer alimentos mais equilibrados nutricionalmente e, também, de incluir crianças com alergias alimentares.
Vale a pena a leitura!

A transição alimentar do bebê é um momento especial para a criança e para a família, por proporcionar maior interação familiar e muitos aprendizados para ambas. Nesse período, a criança ainda está formando o seu paladar, construindo seus hábitos alimentares e modelando sua saúde futura.
Este livro foi estruturado em linguagem simples e clara, com o objetivo de orientar os pais no processo de introdução da alimentação complementar, de forma saudável e gentil. Foi elaborado com base em evidências científicas e em recomendações de sociedades, considerando os diversos aspectos da nutrição, como qualidade, adequação, consistência, quantidade, diversidade e segurança, com foco especial na formação do comportamento alimentar da criança e nas práticas alimentares adotadas pelos pais.
É um livro didático e prático, contendo ilustrações e fotos que permitem a identificação do tamanho das porções e a composição das refeições do lactente. Também são detalhadas receitas de refeições completas e lanchinhos para variar o cardápio do bebê. São preparações práticas e saborosas para toda a família. Desejo uma ótima leitura!

Este livro foi elaborado com o objetivo de dar subsídio técnico e científico para o planejamento de cardápios para lactentes e pré-escolares, reunindo os conhecimentos e recomendações sobre alimentação e nutrição na primeira infância, tendo como base principal os guias da Sociedade Brasileira de Pediatria e do Ministério da Saúde do Brasil e, quando oportuno, publicações e diretrizes internacionais. Foram elaboradas para este livro mais de 140 fichas técnicas de preparações de alimentos necessárias para compor lanches, almoço e jantar de crianças com idade entre 6 a 11 meses, 1 a 3 anos e 4 a 5 anos. Devido ao número crescente na prevalência de alergia alimentar, também foram incluídas preparações alimentares adaptadas visando à inclusão de crianças com restrições aos principais alérgenos na infância: leite de vaca, ovo e soja.
Vale a pena a leitura!

No livro Recusa Alimentar, faço um apanhado da literatura científica sobre dificuldades alimentares na infância, organizando esse tema numa linguagem mais acessível a pais de crianças que apresentam problemas alimentares, ou mesmo àqueles que se preocupam com a alimentação de seus filhos e querem evitar dificuldades futuras. Seletividade excessiva, refeições prolongadas, birras para comer, desinteresse pela comida, dificuldade para aceitar alimentos sólidos, estresse familiar no momento das refeições são exemplos de dificuldades alimentares bastante comuns nos dias atuais. Independente da origem e do tipo de dificuldade alimentar, a interação entre os pais e os filhos no ato de comer é de fundamental importância para resolução ou controle da situação-problema, a depender das práticas alimentares adotadas. Essas orientações destinadas aos pais são necessárias para evitar ou resolver dificuldades alimentares. Há no livro, também, 23 receitas culinárias nutritivas desenvolvidas para agradar ao paladar do público infantil.
Vale a pena a leitura!
*indisponível para a venda individual. Disponível na coleção completa.